Data: 01 a 23 de setembro de 2016

 

Artista: Silvia Carvalho

 

terra sobre tela

 

Local: O Sítio | Florianópolis | SC

 

Os Pigmentos Naturais Terrosos são matéria prima essencial para a pintura da artista visual Silvia Carvalho, que desde 2000 desenvolve uma pesquisa sobre as cores extraídas da terra com o objetivo de produzir tintas especialmente para aplicar em suas obras.

De todas as técnicas que utiliza, Silvia elege o pigmento natural como o material mais desafiador da pintura e assim o mais relevante. Ela colhe uma variada gama de cores terrosas em solos, encostas e areias, espalhadas pelo Brasil. Em locais distantes dos centros urbanos, principalmente no meio rural ou montanhoso da Serra Catarinense.

O processo para fabricar a própria tinta envolve diversas técnicas de transformar a terra em pó e depois em pigmento, por meio de moagem. Bastante artesanal e trabalhoso, confere ao produto características únicas. Todas as 14 pinturas que estarão presentes nesta exposição são feitas com estes pigmentos naturais específicos, desenvolvidas entre este e o ano passado, durante seu Mestrado em Artes Visuais, na UDESC, concluído em julho.

Please reload