Data: 07 a 31 de maio de 2014

 

Artista: João Aires

 

Meio Fio

 

Local: Coletivo Arte & Comunicação | Florianópolis | SC

 

A exposição apresentará 15 pinturas matéricas que fazem parte do processo criativo desenvolvido pelo artista desde sua chegada ao Brasil em 2010. Nestas obras, feitas com terra, areia, carvão, cinzas, barro e tinta acrílica s/tela, o artista discute questões de territorialidade.

 

“Este projeto surge da observação dos locais por onde passo e deambulo; ele fala sobretudo de viagem. O meu olhar fica atento à cor e à textura de diferentes materiais que vou recolhendo pelo caminho. Eu pego a terra de um ‘lugar X’ e coloco na tela ao lado da terra de um ‘lugar Y’, juntando essências de dois lugares delimitados por um meio fio que tanto os divide, como os une.”, explica o artista. E complementa: “Neste conjunto de trabalhos exploro os limites entre o que é real e o que é artifício, tentando, em alguns casos, buscar texturas semelhantes às que descubro nos percursos e noutros investigar novas texturas e jogos de cor. Mas também encontro neste processo aspectos que vão além da formalidade. Este trabalho aponta para outras diretrizes que ainda não assimilei completamente. Portanto, aqui apresento um momento de um processo de trabalho em contínuo desenvolvimento.”

João Aires nasceu no Porto, em 1982. Formou-se em Artes Plásticas pela Escola Superior Artística do Porto, em 2008. Viajou e expôs em vários países da Europa até chegar, em 2010, ao Brasil, onde ingressou no mestrado em Artes Visuais da Universidade Federal da Bahia, em Salvador. O artista, depois de uma temporada em Pelotas, mudou-se para Florianópolis há um ano. 

Please reload