Data: 08 a 31 de maio de 2013

 

Artista: Dirce Körbes

 

 Paisagens Urbanas II

 

Local: Coletivo Arte & Comunicação | Florianópolis | SC

 

Dirce Körbes apresenta nesta exposição 15 novas obras, criadas nos últimos dois anos e que dão continuidade à série “Paisagens Urbanas” exposta em individual no MHSC Palácio Cruz e Sousa em 2011. A artista aplica em suas  telas técnica mista, com a sobreposição de imagens em pintura, fotografia e serigrafia para criar paisagens de luz e sombra, além da técnica de acrílica sobre tela. O resultado é uma série de obras, inspiradas no jogo de luz e sombra das grandes cidades com suas atmosferas bem particulares e que nos faz um convite para a refletir sobre a urbanização caótica destes espaços intensos e vivos.

Com tamanhos variados, as telas apresentam paisagens de grandes centros urbanos, coloridas e inspiradoras sobre situações e fatos que encontramos ao longo do caminho cotidiano, urbanizado.

Segundo o critico italiano Arnaldo Zambardi, Dirce cria nesta série de Paisagens Urbanas “lugares de vida degradados, contrastes naturais de cores, concreções de afrescos reais ou virtuais desgastadas pelo tempo”. São imagens de “ferrovias abandonadas, sobreposição aleatória de objetos não utilizados, vistas de ruas de pedestres atravessadas que fazem alusão ao trânsito, aos percursos das artérias a formar imagens caleidoscópicas. Enfim a vida diária em suas variações ocasionais e temporais.”

Please reload