Data: 12 de agosto a 06 de setembro de 2014

 

Artista: Silvia Carvalho

 

Enquanto Espero

 

Local: Coletivo Arte & Comunicação | Florianópolis | SC

 

A artista paulista, radicada na Ilha de Santa Catarina desde 1990, Silvia Carvalho volta ao Coletivo Arte e Comunicação, onde expôs em 2012, com uma nova série de pinturas. São 22 obras inéditas, criadas em 2013 e 2014. Suas telas, em tamanhos que variam de 15x30cm a 100x120cm, são pinturas em acrílico sobre tela e pigmento natural terroso sobre tela, que ela mesma desenvolve.

O foco da minha atividade artística reside na pintura, especialmente no estudo da cor e utilização de pigmentos terrosos para elaboração das tintas. Este processo inicia-se como um ritual de busca minuciosa e coleta paciente do material, resultando na trabalhosa transformação da matéria bruta em produto final, explica a artista.

 

Na série ENQUANTO ESPERO ela utiliza tinta acrílica em alguns dos trabalhos e pigmento natural terroso em outros. A escolha da paleta quase monocromática de ambas as técnicas varia entre os matizes de cinza,  sutis variações de brancos, amarelos suaves, rosas pálidos, vinhos opacos, laranjas enferrujados, verdes musgo.

 

A artista investiga a relação entre figura e fundo que interage na construção de espaços oníricos. A figura está dentro desse lugar fantasioso. Há um diálogo entre o abstrato e o figurativo e o resultado deste encontro são telas que nos remetem a momentos banais do cotidiano, mas com profunda intimidade. Proponho a ideia de que ambos se entrelaçam (o abstrato e o figurativo), comunicam-se intimamente. O fundo pode fazer o papel da figura e podemos “entrar” na pintura por ele e vice versa, esclarece Silvia.

A organização da mostra é de Myrine Vlavianos Arte Contemporânea.

 

 

Please reload